Renovação de CNH
A renovação de CNH deve ser feita em um certo período, que varia de 3 a 10 anos, é preciso fazer a renovação da Carteira Nacional de Habilitação.
Como funciona a renovação de CNH no estado de SP?
A CNH tem data de validade e, assim que essa data expira, o motorista tem até 30 dias para realizar a renovação do documento e circular dentro da lei.
Em 2020, o prazo de validade da CNH mudou, veja as novas regras:
-
Motoristas até 50 anos: 10 anos;
-
Motoristas com mais de 50 anos: 5 anos;
-
Motoristas acima de 70 anos: 3 anos.
O motorista que seguir dirigindo após esses períodos estará sujeito a cometer infração gravíssima e ter que pagar multas. Conforme o artigo 162 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
​
Por isso, realizar a renovação da CNH é indispensável. O processo de renovação da CNH SP pode ser feito pelo Detran SP, de forma presencial ou online, Poupatempo, aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou com um despachante credenciado. O Despachante Tolentino pode realizar esse serviço pra você de forma rápida e segura!
​
​
O que acontece se não fizer a renovação da CNH?
A não renovação da CNH não tem consequências imediatas, no entanto, se um condutor for pego dirigindo com a habilitação vencida por mais de 30 dias, estará sujeito a penalidades que incluem:
​
-
Multa de R$880,41;
-
Adição de sete pontos na CNH;
-
Subtração de dez pontos do limite da nova CNH;
-
Retenção do veículo até apresentação de um motorista habilitado.